ÊXODO

Foto de Examinai as Escrituras.
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O LIVRO DE ÊXODO
E O CATIVEIRO DE ISRAEL NO EGITO

I. TÍTULO:
1. O Título Hebraico: O título hebraico do livro é extraído do primeiro versículo “estes sãos os nomes de”
2. O Título Grego:
(1) O Significado: A palavra êxodo significa “saída”, o vocábulo quer dizer, a emigração de um povo inteiro.
(2) A Origem: O nome foi dado pelos Setenta ao segundo livro do Pentateuco. O Genesis trata da escolha divina de uma família entre todas as famílias do mundo, para ficar separada de todas as nações. O Êxodo continua a narrativa de como Deus transformou essa família em nação. Com o êxodo de Israel, o Egito decaiu para nuança mais gozar desta glória.

II. TEMA:
O livro do Êxodo relata a saída dos hebreus do Egito (HB 11.22). A chave: “Redenção” (Êxodo 3.7,8). O êxodo é a história de um povo salvo pelo sangue, e gozando o acesso a Deus pelo sangue (EX 12.12,13)

III. A MENSAGEM DE EXODO:
O livro ensina que a redenção é essencial para haver comunhão com um Deus santo, e que mesmo um povo remido não pode ter comunhão com Ele sem ser constantemente purificado de qualquer contaminação.

IV. DATA: O faraó que oprimia o povo de Deus foi Ramsés II. A Dispensação Patriarcal findou, e a Dispensação da Lei começou com o Êxodo.

V. AUTOR: Moisés. Desde o tempo de Josué o livro foi atribuído a Moisés (Js 8.31-35; Ex 20.25). Evidencia do próprio livro levam a conclusão de que seu autor era um homem altamente instruído, residente no Egito por longo tempo e testemunha ocular do êxodo. Estava bem familiarizado com a seqüência das colheitas no Baixo Egito (Ex 9.31-31); suas descrições se conformam exatamente as situações hoje conhecidas (Ex 2.3, 12) e ele inclui detalhes compatíveis apenas com o relato de uma testemunha ocular (Ex 15.27). Os críticos de Moisés vêm e vão, porém ele permanece sobranceiro, como o homem de maior relevância do mundo pré-cristão. Assim foi que ele tomou uma raça de escravos e sob circunstancias inconcebivelmente adversas, moldou-a numa poderosa nação que alterou todo o curso da História. Moisés e Paulo foram dois exemplos de como Deus usa, em Sua obra, os talentos humanos mais requintados.

VI. PASSAGENS FAVORITAS: As passagens favoritas do livro incluem:

• O nascimento e proteção de Moisés (Cap. 2)
• A chamada de Moisés (Cap. 3-5).
• A travessia do Mar Vermelho (Cap.14)
• A narrativa do maná (Cap. 16)
• Os Dez Mandamentos (Cap.20)
• O Tabernáculo (Caps.25-27)
• O bezerro de ouro (Cap. 32)

VII. A TIPOLOGIA DO LIVRO DE EXODO:
1. A escravidão no Egito. Um tipo da escravidão do pecado.
2. Moisés como libertador. Um tipo de Cristo.
3. O Êxodo. Um tipo do abandono da vida de pecado.
4. O Cordeiro da páscoa. Um tipo de Cristo, o Cordeiro de Deus.
5. A perseguição de Israel por parte de Faraó (14.8,9). Um tipo das forças do mal que perseguem aos crentes.
6. a Divisão do Mar Vermelho (14.21). Parte dos impedimentos é removida.
7. A coluna de nuvem e fogo (14.19-20). Um tipo da presença divina com os crentes.
8. O Cântico de Moisés, (15.1-19). Um tipo dos cânticos de vitória espiritual.
9. A multidão mista (12.38). Um tipo da gente mundana na igreja.
10. Mara e Elim (15.23-27). Um tipo das experiências amargas e doces da vida espiritual.
11. As panelas de carne (16.3). Um tipo dos prazeres sensuais da vida passada.
12. O maná (16.4). Um tipo de Cristo, o Pão da Vida.
13. A água da Rocha (17.6). Um tipo de Cristo, a Água da vida (1 Co 10.4).
14. Sustentar erguidas as mãos de Moisés (17.12). Um tipo da necessidade da cooperação entre os líderes.
15. Na estrutura do Tabernáculo – seus utensílios, suas ordenanças, as vestes sacerdotais, a arca da aliança, etc – estão muitos tipos de Cristo e da igreja.
VIII. SINTESE

1. Síntese Geográfica do Êxodo:
(1) Israel no Egito (1-15)
(2) Do Mar Vermelho ao Sinai (16-18)
(3) Israel no Sinai (19-40).

2. Síntese Temática do Êxodo:
(1) A Escolha de Israel (1-12)
1- Um povo esmagado. A mão de faraó estava contra Israel, e ele promoveu meios para enfraquecer e destruir a nação.
2- Um povo suplicando. Por tanta opressão, o povo levantou a sua voz num grande clamor que alegou de uma vez o seu sofrimento e a sua incapacidade: e esse clamor subiu a Deus, e Ele escutou o gemido deles.

(2) O Chamado de Israel (13-19)
1- Um povo libertado. O sangue (do cordeiro) foi derramado e espargido, e o povo tribulado ficou sob o seu abrigo. Sema a cruz de Cristo não há liberdade do pecado, mas somente escravidão, cada tentativa de se livrar apelo esforço próprio prova ser inútil. Assim, numa só noite, Israel foi libertado da escravidão de séculos, e começou uma vida nova e livre.

2- Um povo conduzido. Liberdade em Cristo nunca importa em licença: os que Ele redime, dirige, e assim vemos a coluna de nuvem e o fogo de Deus guiando e iluminando.

3- Um povo sustentado. Havia provisões para as necessidades temporais do povo, mediante o maná e a rocha ferida, e prosseguiram a provar que o cordeiro (12) que está no meio do Trono os conduziu (13-14) e os alimentou (16,17) como fará novamente quando enxugar toda lágrima dos seus olhos (Ap 7.17)

(3) A Constituição de Israel (20-40)
1- Um povo Instruído. Os Dez Mandamentos estabelecem os princípios do Governo divino. Segue depois o livro do Concerto (caps. 21-24), em que se apresentam leis judiciais, morais e cerimoniais, com avisos solenes e promessas.
2- Um povo Estabelecido. Se a Lei era o padrão da sua vida, o tabernáculo era o símbolo da sua segurança – Jeová no meio do seu povo. O antítipo disto, como se vêem João 1.14, é Cristo mesmo, que “se fez carne e habitou [Tabernaculou] entre nós, cheio de graça e verdade” e cuja glória contemplamos: é na presença do Cristo vivo que seu povo é estabelecido para sempre.
3- Resumo:
• O povo Esmagado foi Escolhido.
• O povo Escolhido foi Chamado.
• O povo Chamado foi Libertado.
• O povo Libertado foi Constituído.
• O povo Constituído foi Conduzido.
• O povo Conduzido foi Alimentado.
• O povo Alimentado foi Ensinado.
• O povo Ensinado foi Estabelecido.

3. Síntese Textual: O cativeiro, a libertação, e as origens das histórias de Israel em seu caminho a Canaã, sob a liderança de Moisés.
4. Dádivas de Deus no livro de Êxodo:
(1) Israel, oprimido no Egito, necessitava de libertação, Deus o libertou.
(2) A nação libertada precisava de uma revelação divina para guiá-lo em conduto e adoração. O Senhor lhe deu a lei.
(3) À luz da lei sentiram a falta de purificação, Deus supriu sacrifícios.
(4) Depois de uma revelação divina, o povo reconheceu o valor de cultos. Deus lhes deu o tabernáculo e estabeleceu um sacerdócio.