O QUE É PROLEGÔMENOS
DEFINIÇÕES:
É “conjunto de noções preliminares de uma ciência ou arte”, ou seja “as coisas que são ditas antes”
O termo é empregado como prefácio a um estudo pormenorizado, uma análise introdutória no afã de lançar luz sobre o assunto que será enfocado numa exploração posterior. Vem do grego “pro” – “antes de “ e “legein/lego” – “dizer”, “falar”, por conseguinte, “falara” ou “dizer antes”
Refere-se às exposições introdutórias, às noções preliminares, a um ensaio formal, aos princípios básicos fundamentais à análise de um mote científico ou artístico.
DEFINIÇÃO FILOSÓFICA
Apresentação preliminar de princípios ferais que serve de introdução ao desenvolvimento integral de uma teoria ou ciência.
Exemplo: “a obra de Kant (1783) Prolegômenas a toda metafísica futura que passa a vir a ser considerada como ciência.
DEFINIÇÃO TEOLÓGICA:
O vocábulo “Prolegômenos”, teologicamente falando, “está relacionado à questão metodológica da Teologia”. Aqui entre o Prolegômenos, indicando sobretudo algo que é colocado em primeiro lugar, que é exposto por antecedência.
Sumarizando, Prolegômenos, refere-se às questões metodológicas geralmente encontradas nas secções de abertura de uma Teologia Sistemática, relacionadas à natureza e à tarefa da Teologia.
OUTROS TERMOS:
PROPEDÊUTICA:
Estudo Que Serve De Iniciação A Uma Ciência. Ciência cujo estudo serve de preparação ou introdução a outra.
Exemplo: A lógica como propedêutica à teoria do conhecimento. “A lógica como propedêutica constitui um tipo de vestíbulo para as ciências”.
Tratado Científico De Caráter Introdutório E Geral.
Exemplo: “A propedêutica filosófica de Hegel (1809-1816).