Criar um Site Grátis Fantástico
PREPARANDO-SE PARA ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS

PREPARANDO-SE PARA ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS

1. Organizando o horário de estudo.
O professor que reserva o horário nobre em seu gabinete de estudos será também o professor que continua a fazer descobertas sugestivas e transformadoras de vida.
Qual é a hora mais tranqüila em que sua mente está com disposição para estudar?
Evite os extremos: não estudo por um período curto nem por um período muito prolongado, seja equilibrado. Faça um pequeno intervalo e volte a estudar.
2. O local de estudo.

(1) Um lugar apropriado.
É bem ventilado?
É iluminado?
É tranqüilo?

É confortável?

É equipado? (livros, caneta, lápis, régua, borracha, caderno, etc...)
(2) Um lugar isolado. Onde você não seja freqüentemente interrompido
(3) Um lugar que o mantenha alerta. Nunca estude deitado! Você pode acabar dormindo.
(4) Um lugar que não o distraia. Em tal lugar, pode-se ficar livre de distrações e dar à Palavra de Deus completa atenção. Os olhos podem ser abertos para ver quem Deus realmente é. No gabinete de estudos, pode-se ter os ouvidos abertos para ouvir o que Deus está dizendo. Todo líder espiritual que entra no século XXI deve encontrar esse lugar de devoção ou ser devorado pelas exigências e pressões da liderança. Tire objetos que possam distraí-lo, evite estudar próximo de janelas.
(5) Um lugar de devoção: Moisés, embora não tivesse um escritório nas dependências de uma igreja local, tinha uma tenda onde podia se refugiar (Ex 33.7). Era um lugar de devoção. No gabinete de estudos do professor, os caminhos de Deus são discernidos e as gemas da verdade eterna são desenterradas. Os alunos da Escola Dominical merecem um professor que tenha empregado tempo em observar as coisas mais profundas de deus reveladas pelo Espírito Santo.
(6) Um lugar de pesquisa. É o lugar onde o professor pode desenvolver o hábito de pesquisar e enriquecer-se na Palavra de Deus. “Os anos que se sucederam foram empregados na busca dos meios, os melhores que fossem, de agradar a Cristo . Era mister servi-lo com toda integridade de espírito. E Emílio Conde passou a empregar as suas horas vagas no estudo e meditação dos conhecimentos bíblico e humanos. Eram necessárias bases sólidas para a construção do edifício espiritual que iria surgir de suas mãos. Principiou pelo conhecimento de sua língua, e depois de dominá-las satisfatoriamente, passou ao aprendizado de outras. Aprendeu o inglês e o francês, sendo-lhe assim fácil o acesso à literatura desses idiomas, tão ricos em livros de inspiração evangélica. Leu boas obras ainda não traduzidas para o português. Foi um perfeito autodidata. Sua curiosidade abrangia vários ramos da cultura humana. Cabe, porém, salientar aqui que estas leituras não o desviaram da Bíblia, pois era do seu conhecimento que “por abundante que sejam os regatos, mais agradável é beber na fonte” .Deste modo, dia a dia ele perseverava na oração e na leitura da Palavra de Deus, fazendo grandes progressos nos caminhos Parafraseando Robert G. Lee, diríamos:

“O professor não pode viver de leite desnatado durante a semana e ensinar leite cremoso na escola dominical”
O gabinete de estudo do professor pode ajudá-lo a implementar um plano regular de pesquisa, arquivamento, preparação e aguçamento de sua compreensão do maior livro do mundo, a Bíblia.

William F. Lêach recomenda alguns procedimentos para o lugar que todo o pastor necessita, que também são aplicáveis ao professor da Escola Dominical ou professores de Teologia:
• Delimite seu gabinete de estudos.
• Planeje um horário consistente de preparação semanal.
• Organize o gabinete de modo a ser eficiente e convidativo.
• Prepare um sistema de arquivamento exeqüível, por assuntos.
• Estabeleça um plano para regularmente adquirir recursos úteis e de qualidade.
• [...]
• Espere tempos notáveis de recompensas e revelações.
Durante seis anos, Jonathan Edwards trabalhou num canto de pouco mais de 1,20 por 2,40 metros, chamado por ele de gabinete. Embora o lugar pareça pequeno pelos nossos padrões,foi a partir desse reduzido espaço que ele se tornou um dos grandes escritores e pregadores de todos os tempos.

III O professor e o preparo da lição

“Convém que tudo esteja preparado de antemão, para que seja menor o perigo de errar e maior o tempo consagrado ao ensino.” __Johann Amos Comenius

Esse preparo é parte dos deveres semanais do professor
1.Pesquisando.
(1) O primeiro contato com o livro.
• Leia o prefácio, tenha uma visão panorâmica do livro, descubra sua proposta.
• Habitue-se a ler o índice, para achar com facilidade o assunto de seu interesse.
• Faça uma leitura dinâmica, percorrendo o livro inteiro para melhor se inteirar de seu conteúdo. Leia o livro para conhecê-lo, antes de lê-lo para estudar.
(2) Discuta com o livro.
Faça perguntas: O que significa isto? O que o autor quis dizer? Como? Porque? Marque as respostas encontradas.
Você pode concordar ou discordar do autor, há divergência entre teólogos, mas na Bíblia não há divergências, nem contradições! Faça como os crentes bereanos compare suas leituras com a Bíblia.
(3) Aplique à sua própria experiência.

2.Como ler o livro.
(1) Aprendendo as idéias principais. Descubra e anote a idéia-chave do parágrafo, do capítulo...
(2) Avaliando. “julgai todas as coisas, retende o que é bom...” (1 Tss 5.21)
(3) Aplicando o que realmente tem valor para você mesmo.

3. Material para o preparo da lição.
(1) A Bíblia.
A Bíblia.
• A Bíblia Explicada.
• A Bíblia de Estudo Vida Nova.
• A Bíblia com anotações de Scofield.
• A Bíblia Anotada.
• A Bíblia de Genebra
• A Bíblia de Estudo Pentecostal
• A Bíblia de Referência Thompson
• A Bíblia de Estudo Indutivo
• A Bíblia de Estudo NVI
• A Bíblia de Estudo NTLH
• A Bíblia Apologética.

(2) A revista do aluno.
(3) A revista do professor.
(4) Livros de consulta e referência.

TIPOS DE FONTE DE CONSULTA: ( Dn 9.2; Mt 24.15 __ARA; Lc 1.3; 1 Ts 5.21; 2 Tm 4.13)

Dicionário de português.
Dicionário Bíblico. Lhe dará informações sobre a história, povos, lugares e eventos referidos nas Escrituras.
• Novo dicionário da Bíblia
• Dicionário Bíblico Universal, de Buckland
• Dicionário da Bíblia de John Davis
• Pequena Enciclopédia de O .S.Boyer
Dicionário Teológico: Define palavras, expressões teológicas, locuções hebraicas, gregas latinas, etc.
Dicionário de Escatologia: Dedicado ao estudo das Últimas Coisas.
Dicionário de Religiões e Seitas: As Grandes Religiões Mundiais, as seitas, os movimentos sectários, as heresias...
Dicionário de Ética Cristã: Termos relacionados com o comportamento moral sobre a ótica cristã.
Dicionário de Cultura Bíblica. Para conhecer a cultura dos povos do Antigo e do Novo Testamento.

Gramática da língua portuguesa.
Concordância Bíblica. É um instrumento indispensável, com ela, você poderá localizar cada citação das palavras usadas na Bíblia, juntamente com uma meia sentença para ajudá-lo a reconhecer o versículo.
Chave Bíblica, para resumo dos livros.
Comentários Bíblicos.
• Comentário Bíblico de Moody
Atlas Bíblicos.
Geografia Bíblica: Países, cidades, Regiões, Montes, Vales, Planícies, Planaltos, Mares, Lagos, Rios, Impérios, Clima, Tudo do ponto de vista da Bíblia.
Arqueologia Bíblica: As principais descobertas que comprovam a veracidade do texto Sagrado.
Homilética: A Ciência e a Arte de preparar sermões
Evangelismo e Missão.
Teologia Pastoral.
Aconselhamento Cristão.
História do Cristianismo: A História da Religião Cristã em seus vários ramos, incluindo a história da Igreja Protestante, do Movimento Pentecostal e do Neo-Pentecostalismo.
Educação Cristã: Uma análise sobre a pedagogia, a didática, a escola dominical...
Didática Aplicada.
Teologia Sistemática. É uma sistematização das Escrituras, provendo uma clara compreensão das doutrinas fundamentais da fé cristã histórica. Uma compreensão boa de teologia sistemática haverá de capacitá-lo a compreender, defender e amadurecer na fé.
• Palestra em Teologia Sistemática.__Thiessen
Manuais sobre dificuldades Bíblicas
• Quando os Críticos questionam__ Norman Geiler e Thomas Howe.
• Evidência que exigem um Veredito (Candeia)
• As Grandes defesa do Cristianismo (CPAD)
• Apologética Cristã (JUERP)
Hermenêutica, ciência e arte da interpretação da Bíblia:
Conhecendo as Escritutas. R.C.Sproul

OBSERVAÇÕES SOBRE FONTES DE CONSULTA

• Os livros comuns podem ser bons, mas não são substitutos da Bíblia. Leia e estude primeiramente a Bíblia e depois os outros livros.
• Há pessoas que após lerem determinado livro, passam a ser um mero eco ou reflexo dele. Devemos ser cautelosos nisso.
• Há divergência entre autores de livros, dado as diferentes escolas e correntes teológicas; mas na Bíblia não há divergência! Portanto ela é sempre a autoridade suprema e principal; a pedra de toque.
• Devemos estudar a Bíblia não pela luz deste ou daquele teólogo, mas pela luz do Espírito Santo, sentindo sempre seu toque, direção e prumo.
• Não devemos levar mais tempo com os livros comuns do que com a Bíblia mesma.
• É notável que o Novo Testamento inicia com o vocábulo livro (Mt 1.1) Os que não gostam de livros como se situarão aqui?

(5) O estudo apresentado na reunião semanal de professores da Escola dominical.

(6) Lições antigas.
(7) Apontamentos pessoais do professor.
(8) Ilustrações. Fatos pessoais. Observações.
(9)Oração.

4. Etapas no preparo da lição.
(1) Estudo pessoal, usando:
A Bíblia.
• Estudo seqüencial: Certo pastor, ao encontrar uma Bíblia que havia sido roída por uma traça, de capa a capa, orou: “ Ó Deus, faze-me como esta traça. Que eu tenha fome da Tua Palavra e encontre prazer em comê-la, de Gênesis a Apocalipse!”. É a leitura corrida da Bíblia.
• Estudo sintético: É fazer uma síntese (resumo) de um livro da Bíblia. Quem é o autor? Quando o escreveu? Onde escreveu? Para quem o escreveu? Qual o tema principal do livro? Quais os personagens que mais se destacam? Qual a característica peculiar do livro?
• Estudo analítico. Estude a Bíblia examinando os capítulos, os versículos, as frases, as palavras...
• Estudo Exegético: Exegese é o estudo bíblico consistindo da interpretação ou exposição minuciosa de um texto ou uma palavra, ao passo que a hermenêutica sagrada trata dos princípios observados nessa interpretação. O estudo exegético consiste em tomar um versículo ou mais e estudá-lo cuidadosamente, palavra por palavra.
• Estudo por memorização: A capacidade de memorização do ser humano pode ser ampliada ou sufocada. Quanto mais você fizer sua memória funcionar, mais ela aumentará sua capacidade
• Estudo comparativo: Use Bíblias de diferentes versões . Quais as versões mais populares entre os evangélicos?
• Estudo temático. Estude a Bíblia através dos mais variados temas. Ex.: avivamento, ética cristã, missão, evangelismo, religiões, seitas, geografia bíblica, oração, jejum, perdão, o crente e o estado, tentações, sofrimento, família, adoração, comunhão, juventude, ansiedade, medo, fé, fidelidade, Doutrinas Fundamentais da Bíblia, História do Cristianismo, etc...
• Estudo biográfico: É o estudo dos personagens da Bíblia, você pode ainda estudar sobre a biografia de pessoas que tiveram atuações relevantes no cristianismo. Ex.: Daniel Berg, Gunnar Vingren, Sprugeon, Moody,
• Estudo doutrinário: Doutrina Bíblica é o mesmo que Teologia Sistemática, aqui o estudante ira aprender sobre: A Bíblia, Deus, A Trindade, Jesus Cristo, O Espírito Santo, Os Anjos, O Homem, O pecado, A Salvação, A Igreja e As Doutrinas das Útimas Coisas.
• Estudo devocional: É o momento que o crente desfruta de uma comunhão com o Senhor através da leitura da Palavra de Deus,da oração, do louvor. É interessante que você leia uma porção bíblica e depois faça uma perífrase, assim Deus estará falando com você na sua própria lingaguem.

A revista da Escola Dominical.
Apontamentos feitos na hora do estudo individual.
• Porque fazer apontamentos? Ajuda na retenção (memorização) da matéria, é útil quando você precisa revisar um assunto, outras pessoas poderão se beneficiar com seu trabalho.
• Onde fazer os apontamentos? Em cadernos: use vários cadernos um para cada tema ou um com várias divisões. Seja organizado nos seus apontamentos. “ Que o seu estudo tenha a diversidade de uma floresta e a organização de uma tropa!”. Em folhas soltas: Existem fichários de argolas que facilitam o manuseio das folhas. Você pode tirá-las, mudá-las de posição, acrescentar quantas folhas quiser, etc.
• Como fazer os apontamentos? Utilize os títulos e subtítulos, transformando-os em frases se for necessário, a seguir acrescente os pormenores importantes que deseje lembrar-se posteriormente. Escreva de modo legível (Ver Habacuque), tem gente que não consegue entender o que ela mesmo escreveu, lembre-se você não está escrevendo um hieróglifo, nem um receituário médico! Há situações que é preciso um profeta para decifrar certas escritas! (Dn 5). Se fez um rascunho passe-o a limpo enquanto é possível. Cuidado quando tiver de sublinhar algo num livro ou na Bíblia, você poderá deixá-los ininteligíveis e com aspecto ruim. Não marque só por marcar, futuramente não se lembrará porque fez aquela marcação. Aprenda a usar cores diferentes para indicar assuntos diferentes ou use símbolos para representar idéias.

(2) Estudo em fontes de consulta.
(3) Preparo do esboço da lição.
• Este é um necessário recurso mnemônico.
• Deve ter no máximo quatro pontos ou subtópicos.
• Deve apresentar unidade e coerência.
• Quando mais bem detalhado e completo é chamado Plano de aula.

(4) Escolher os métodos e o material de ensino que será adotado durante a lição.

“Não existe um só método que tenha dado o mesmo resultado com todos os alunos. O ensino torna-se mais eficaz quando o professor conhece a natureza das diferenças entre seus alunos.” ____J.McKeachie Wilbert

(5) Preparo de trabalhos para a classe
• Questionários (5 a 10 perguntas)
• Testes de vários tipos.
• Tarefas orais ou escritas para o domingo seguinte.
• Anúncios e comunicações de interesses da classe.

5.Estabelecendo seus propósitos:
• O que desejo que meus alunos aprendam?
• O que desejo que meus alunos sintam?
• O que desejo que meus alunos façam?

6. Regras importantes para o estudo do professor.

• Estudar a lição até que ela se torne a forma da linguagem familiar. O que resulta do pensamento claro é o discurso claro, o falar claramente.
• Achar a ordem natural dos vários passos ou fases da lição.
• Achar as relações que a lição tem com a vida dos alunos. O valor prático da lição está fundamentado nessas relações.
• Usar livremente todos os meios legítimos e, nunca descansar enquanto a verdadeira compreensão não estiver bem clara na mente.
• Lembrar sempre que o domínio completo de poucas é melhor do que o ineficiente conhecimento de muitas coisas superficialmente.
• Consagrar tempo certo ao estudo de cada lição, antes de lecionar.
• Fazer um plano de estudo,e não hesitar,quando necessário, em estudar além do plano. O melhor exercício mnemônico é perguntar e responder estas coisas a respeito da lição:Quê?Como?Por quê?
• Não deixar de buscar ajuda de bons livros que tratem do assunto de suas lições.
• Se possível conversar sobre a lição com um amigo; o encontro de idéias muitas vezes traz luz. Não podendo conseguir ajuda, escrever suas idéias, pois que, expressando-as por escrito, poderá aclarar seus pensamentos.
__John Milton Gregory, “As sete leis do Ensino”__

7.O que fazer especificamente em cada dia?

Domingo:
Ler__ Leia a lição da semana e faça um estudo amplo de todo o texto. Prepare os recursos visuais que deseja usar.

Segunda:
Fazer um sumário__ Leia novamente o texto bíblico e decore o Texto Áureo e a Verdade Prática. Leia várias vezes os Objetivos e faça um resumo da lição.

Terça:
Situar a lição historicamente__ Releia toda a lição e recorde o texto bíblico. Verifique o momento histórico do texto: Que acontecia ao mundo na época relacionada como texto?

Quarta:
Destacar os principais personagens__ Releia a lição e escreva o nome de todos os personagens mencionados. Leia tudo o que puder a respeito de cada um. Estude maneiras interessantes de apresentá-los à classe, de modo que os alunos venham a pensar neles como gente de carne e osso.

Quinta:
Situar a lição geograficamente__ Estude os lugares mencionados na lição. Aprenda a pronunciar seus nomes corretamente. Pegue um bom mapa bíblico, procure esses lugares e localiza cada um.

Sexta:
Destacar os principais fatos__ Releia a lição com todo o cuidado. Note, principalmente, os fatos que se relacionam com Cristo.

Sábado:
Aplicação__ Releia suas anotações sobre a lição . Como irá aplicar a lição em sua vida? Como deseja que seus alunos apliquem a lição à vida deles?

Domingo:
Dedicar-se à oração__ Ore antes de ensinar.
Planejando com antecedência, as idéias e os materiais necessários para as atividades de ensino vão surgindo progressivamente, sem aqueles atropelos de última hora. No domingo você estará preparado, com concepções criativas e concretas para o desenvolvimento da sua aula.