Criar uma Loja Virtual Grátis
APLICAÇÃO DA MENSAGEM DA BÍBLIA

A Aplicação da Mensagem da Bíblia
“ Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho. “ (2 Tm 2.15 NTLH)
“O vigor da nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa na nossa vida e nos nossos pensamentos. Faço esta declaração, solenemente baseado na experiência de cinquenta e quatro anos”. _George Müller_
1. Critérios para a Aplicação da Palavra de Deus
(1) Conhecer o homem de Hoje
O homem de hoje está sempre correndo em busca de alguma coisa. É agitado e cheio de preocupações com problemas e pesos. Traz angústia na alma. A bíblia tem a resposta.
Nosso tempo é marcado pela hegemonia da informação, pela predominância da velocidade. Isso torna o comportamento do homem bem diferente do de outras épocas. O ser humano de hoje é bem peculiar. Se o intérprete não conhecer bem este homem, nunca conseguirá trazer os valores da Bíblia para a sua vida hoje.
(2) Conhecer o mundo de hoje
Os tempos mudaram. A criança hoje é mais informada do que a criança de ontem. Ela está exposta a uma gama de conhecimentos através dos meios de comunicação e isso vai exigir mais do intérprete da Bíblia. Se ele ficar apenas com a Bíblia sem se importar em conhecer o mundo e o homem de hoje, ele se tornará um religioso inútil. No entanto, se ele ficar apenas no conhecimento do mundo de hoje, ele se tornará uma pessoa cética e secularizada, distante de Deus. O intérprete precisa estar atento ao equilíbrio entre entender o mundo e o homem de hoje e compreender corretamente a Palavra de Deus, a fim de aplicá-la às necessidades da criança, do adolescente e do adulto do mundo atual, conhecendo sua linguagem, vivendo seus costumes, participando assim do mundo de cada um e tornando a Bíblia e seu ensino relevantes a todas pessoas.
(3) Fazer a ponte entre o mundo da Bíblia e o nosso
Você tem de um lado, o mundo da Bíblia e, de outro lado, o homem de hoje. É necessário fazer essa ponte entre eles, aplicando não os rudimentos culturais, as tradições culturais, mas as verdades eternas, os princípios imutáveis, inalteráveis que foram descobertos no trabalho de interpretação. Este é o maior desafio do intérprete: não ficar preso apenas no mundo da Bíblia, mas encarar os desafios de hoje com a Palavra de Deus.
(4) Identificar as verdades atemporais no texto
Verdades e princípios eternos, verdades que não mudam na realidade espiritual.
Muitos há que insistem em impor ao homem de hoje os costumes e as tradições das pessoas da época da Bíblia. Isso revela desconhecimento da hermenêutica, pois são os princípios e os valores eternos que devem ser aplicados à vida deste homem e não os rudimentos culturais de outrora.
(5) Conectar-se as verdades atemporais às diversas situações hoje
É preciso mostrar para uma família de hoje que as verdades atemporais do perdão, do amor, da graça, da misericórdia, da salvação vão afetar sua vida, seu trabalho, seus relacionamentos, transformando tudo para melhor.
As mentiras e os falsos paradigmas do passado serão substituídas pelas verdades eternas da Palavra de Deus, o que gerará nova vida em todos os aspectos, vida feliz e cheia de sentido, vida de louvor a Deus e de amor ao próximo. O apóstolo Paulo ensinou isso aos cristãos de Roma quando disse “...e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus “ (Rm 12.2)
2. A aplicação do texto quanto a POVO
(1) Judeus
(2) Gentios
(3) Igreja
Cada povo desse tem suas peculiaridades.
3. A aplicação do texto quanto a TEMPO
(1) Passado
(2) Presente
(3) Futuro
É preciso ver quando o texto aplica-se a um ou mais desses tempos. A cronologia bíblica situa o texto bíblico no tempo.
4. A aplicação do texto quanto a LUGAR
(1) Céu
(2) Terra
(3) Espaço
Há texto que se aplica a um ou mais desses lugares. A aplicação errônea do texto gerará confusão.
5. A aplicação do texto quanto a SENTIDO
(1) O literal. É o sentido natural das palavras como em Atos caps. 27 e 28. A acidentada viagem de Paulo a Roma.
(2) O figurado. A Bíblia é rica em linguagem figurada. O sentido figurado é expresso através de várias categorias de figuras de linguagem. As principais são os tipos, os símbolos, as metáforas e parábolas.
6. A aplicação do texto quanto à sua MENSAGEM
(1) Histórica. É rico esse campo na Bíblia
(2) Profética. Há inúmeras profecias para estudo
(3) Doutrinária. Há na Bíblia doutrina suficiente para todas as necessidades da alma humana.
7. A aplicação do texto quanto à FONTE ou PROCEDÊNCIA
No estudo da Bíblia é preciso observar quem está falando através do registro sagrado.
(1) Deus fala continuamente em sua palavra; ora diretamente, ora por meio de seus servos.
(2) O Homem, de si mesmo, também fala vez por outra na Bíblia. Por exemplo: há um capítulo todo escrito por um ímpio (Dn 4). O livro de Eclesiástes é o registro do raciocínio do homem natural, insatisfeito como sempre.
(3) O diabo. A Bíblia registra palavras e mensagens dele.
Nos casos 2 e 3 acima, a inspiração divina consiste do registro da mensagem e não da mensagem do registro.
Durante o estudo da Bíblia, procura pois determinar quem está falando, para evitar aplicação errônea.