Criar um Site Grátis Fantástico
AS SÍNDROMES ANSIOSAS

As Síndromes Ansiosas: As síndromes ansiosas são ordenadas inicialmente em dois grandes grupos: quadros em que a ansiedade é constante e permanente (ansiedade generalizada, livre e flutuante) e quadros em que há crises de ansiedade abrupta e mais ou menos intensas. São as chamadas crises de pânico, que podem configurar, se ocorrerem de modo repetitivo, o transtorno de pânico.

Os Transtornos Ansiosos: Os transtornos ansiosos têm como característica central uma reação ansiosa que pode variar quanto à intensidade, frequência, persistência, situações desencadeantes, gravidade, e consequências.

Classificação Didática Dos Transtornos Ansiosos:

Fobias Específicas: O termo “Fobia” se refere ao medo persistente e irracional de um objeto ou situação específicos, que leva à necessidade de evitar o contato com o estímulo/ situação, ou quando não é possível evitá-lo, o indivíduo o enfrenta com grande desconforto. O indivíduo reconhece que seu medo é excessivo e irracional, mas não consegue controlá-lo (Andrade, 1994). Um medo exagerado, pode levar a outros medos igualmente exagerados. Esses medos podem interferir muito nas atividades diárias, tanto de trabalho como sociais e de lazer.

Fobias Sociais:

Caracterizada pela presença de uma reação de ansiedade exagerada quando da exposição ao vivo ou imaginada a situações é o foco das atenções, podendo ser observado ou avaliado por outras pessoas, com temor de se comportar de modo embaraçoso ou humilhante. Se não for possível evitar a situação, o indivíduo a enfrenta sob ansiedade intensa, em geral comprometendo seu desempenho (Andrade, 1994).

O indivíduo sente intensa angústia ao ter de falar em público, apresentar um seminário, fazer uma palestra, ler um trecho de um livro etc. O medo à exposição é mais forte com pessoas estranhas ou tidas como superiores. O indivíduo tenta evitar tais situações e reconhece o caráter absurdo de seus temores.

Situações Comuns Para A Manifestação Da Fobia Social:

Falar em público;

Chegar por último a um evento social e ter a atenção dos outros desviada para ele;

Escrever em público;

Comer em público;

No caso de homens, usar banheiro público;

Transtorno De Ansiedade Generalizada.

Caracteriza-se por medos e preocupações exagerados, persistentes, direcionados a situações do cotidiano, na maior parte dos dias, por pelo menos seis meses. Além de sintomas físicos, associados com:

Tensão: Tensão muscular, tremores, incapacidade de relaxar, fadiga, dor de cabeça, insônia, angústia constante.

Hiperativação do sistema nervoso autônomo: palpitações, sudorese, tontura, ondas de frio ou calor, falta de ar, urgência para urinar;

Hipervigilância: Insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração.

Sintomas Físicos Comuns: Dores musculares, dores ou queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamento.

A pessoa vive angustiada, tensa, preocupada, nervosa ou irritada. Nesses quadros, são frequentes sintomas como:

Ansiedade e preocupação excessivas, na maioria dos dias, por período mínimo de 6 meses, em diferentes atividades e eventos da vida.

A pessoa considera difícil controlar a preocupação e a ansiedade.

A ansiedade e a preocupação estão associadas a pelo menos três dos seguintes sintomas.

Inquietação ou sensação de estar “com os nervos à flor da pele”.

Cansaço fácil, fatigabilidade.

Dificuldade de concentrar-se, sentir um “branco” na mente.

Irritabilidade “pavio curto”.

Tensão muscular, dificuldade de relaxar.

Alteração do sono (dificuldade de pegar no sono ou mantê-lo).

Transtorno do pânico.

Agorafobia: Na agorafobia, o medo e a angústia relacionam-se a espaços amplos

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC):

Caracterizado pela presença de obsessões (pensamentos repetitivos e intrusos) e compulsões (comportamentos repetitivos e ritualizados), que consomem tempo, trazem sofrimento e provocam prejuízo no desempenho cotidiano do indivíduo.

As obsessões mais frequentes envolvem o medo de contaminação, medo de causar algum dando a alguém, necessidade de ter certeza, necessidade de simetria e organização.

As compulsões mais frequentes são os comportamentos de limpeza, lavagem, verificação e ordenação ou arranjo (Smaira e Torres, 2001).

 

 

Wilson de Jesus Alves

Caixa Econômica Federal

Agência: 0076

Conta: 970562099 - 2

 Operação: 013 (Conta Poupança).