ANSIEDADE: O DIÁLOGO ENTRE A FÉ FREUD

 

 

 

ANSIEDADE: O DIÁLOGO ENTRE A FÉ E FREUD

 

As Contribuições Do Diálogo Teológico E A Escuta Analítica

 

INTRODUÇÃO:

A ansiedade é um mal que afeta muita gente em nossa sociedade. Apesar de Deus ter nos criado com a capacidade de ficarmos ansiosos, o objetivo principal desse atributo é a sobrevivência humana. Quase sempre nos preocupamos com nossos medos e ficamos ansiosos fisicamente em relação a eles. O medo e a preocupação transformam-se em ansiedade.

A ansiedade é a base de todas as neuroses e a “doença oficial” do homem pós-moderno.

 

 

O QUE É ANSIEDADE

 

Ansiedade é um sentimento interno de apreensão, desconforto, preocupação /ou medo, acompanhado de muita agitação física. O coração bate mais rápido, a pressão arterial sobe, atenção muscular aumenta, ocorrem mudanças neurológicas e químicas e a pessoa pode ter sensação de desmaio, ficar agitada e tornar-se incapaz de relaxar e dormir. A ansiedade pode surgir como reação a algum perigo específico (muitos autores chamariam isso de “medo” em vez de ansiedade) ou a alguma ameaça imaginária ou obscura. A pessoa ansiosa sente que algo terrível vai acontecer, mas não sabe o que é nem por quê.

“A ansiedade é a apreensão caracterizada por uma ameaça a algum valor que o indivíduo considera essencial para sua existência como pessoa” – Rollo May

“A ansiedade no coração do homem o abate; mas a boa palavra o alegre” – Provérbios 12.25.

A ansiedade é uma vivência humana universal, normal, que tem a função adaptativa, sendo necessária e desejável para a evolução es sobrevivência da espécie. No entanto, sob certas condições, a ansiedade normal pode se transformar num padrão de comportamento mal-adaptativo, que em vez de contribuir para a sobrevivência, acaba interferindo negativamente no desempenho ocupacional, social e afetivo do indivíduo.

A ansiedade pode ser conceituada como “um estado emocional vivenciado com a qualidade subjetiva do medo ou de emoção a ele relacionada, desagradável, dirigida para o futuro, desproporcional a uma ameaça reconhecível. Com desconforto somático subjetivo e alterações somáticas manifestas” – Sir Aubrey

A ansiedade é o sofrimento causado pela antecipação às preocupações por coisas que poderão ou não acontecer. O ansioso sofre por antecipação.