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IGREJA - AGÊNCIA EVANGELIZADORA

Lições Bíblicas CPAD
Lição 3
17 de Julho de2016
Igreja, Agência Evangelizadora
Leitura Bíblica em Classe: Atos 1.1-4
INTRODUÇÃO
“A Evangelização do mundo é o imperativo do Novo Testamento”
“A Igreja de Cristo não é um club de iates, mas uma frota de pesqueiros”.
A Igreja, por sua natureza e vocação, é a agência por excelência de evangelismo e missões. Se não evangeliza, deixa de ser um organismo divino, para apequenar-se numa organização humana falida e já em vias de apagar-se.
“A Igreja é Cristo existindo em comunidade” Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) – mártir alemão
João Calvino (1509-1564), ao discorrer sobre a natureza da Igreja foi preciso e coerente: “Onde quer que vejamos a Palavra de Deus pregada e ouvida com pureza, ali existe uma igreja de Deus, mesmo que ela esteja repleta de falhas”.
A Grande Comissão.
A Grande Comissão fornece a força motriz das missões cristãs.
Em Mateus.
1. O Poder (Soberano) do Rei – “toda a autoridade”. Nós vamos, confiantes, expectantes, sabendo que onde quer que estejamos Cristo estará presente em poder.
2. O Propósito do Rei – “fazei discípulos”
3. O Preceito do Rei – “Ir... batizar... ensinar”
4. A Presença do Rei – “Estou convosco”
Em Marcos.
1. O Método de Missões – Pregação.
2. A Dimensão de Missões – O Mundo
3. A Mensagem de Missões – O Evangelho
Em Lucas.
1. A Fundação Reveladora do Evangelho – “as Escrituras, a lei de Moisés, os profetas, os salmos”.
2. A Essência do Evangelho – A morte e ressurreição de Cristo.
3. A Incumbência do Evangelho – Arrependimento e expiação dos pecados devem ser pregados.
4. A Dimensão do Evangelho – “Entre as nações”
5. O Instrumento do Evangelho – somos testemunhas.
6. A dinâmica do Evangelho – a promessa do Pai, e do Espírito Santo
Em João.
1. Orientação – “Como o Pai enviou”
2. Incumbência – “Eu, pois os envio”.
3. Preparo – “Recebei o Espírito Santo”
4. Missão – “Perdoar pecados”
Visão Geral da Grande Comissão.
1. Mateus – a autoridade, o objetivo inclusivo e a extensão da ação.
2. Marcos – a urgência, o método e a dimensão geográfica da ação.
3. Lucas – a mensagem centrada em Cristo e a universalidade da ação.
4. João – o preparo espiritual e a natureza espiritual da ação.

I. A FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA
1. A Resposta Escatológica (At 1.7). Não há censura na resposta de Cristo, pois Deus não eliminou Israel definitivamente de seu plano e o reino finalmente virá (Rm 11.26). Nesse interim, o evangelho deve ser pregado por todo o mundo.

2. A Resposta Pentecostal (At 1.8)

O verdadeiro movimento pentecostal, ora pelas missões; contribui para as missões; promove as missões! É um movimento que vai ao campo missionário.
(1) Evangelização e o Espírito Santo.
1) Sem o Espírito Santo não há poder milagroso (dunamis)
2) Sem poder não há testemunho eficaz.
3) Sem testemunho não há avanço até aos confins da terra.
4) Sem tal avanço Cristo não voltará para estabelecer Seu reino.

(2) O Alvo Evangelístico: A expansão da igreja em Atos acompanha a predição de Cristo.
1) Jerusalém é Evangelizada (At 1.12 – 7.60)
2) Judéia e Samaria são atingidas (At 8.1-40)
3) O Evangelho avança sem parar por terras gentias até Roma (9.1-28.31)

3. A Fundação da Igreja (At 2.14, 41).
“O Pentecoste foi a evidência da glorificação de Cristo. A descida do Espírito Santo era como um ‘telegrama’ sobrenatural, informando a chegada de Cristo à mão direita de Deus’”.
(1) “Dia de Pentecostes” (2.1): A festa das Semanas, ou das Primícias celebrada sete semanas depois da Páscoa.
(2) “Todos”. Os cento e vinte (1.15). Atos não nos informa onde eles estavam quando o Espírito desceu; talvez na área do templo, oferecendo-lhes oportunidade de evangelizar uma grande multidão.
(3) “Línguas, como que de fogo” (2,3): experiência extática e milagrosa e, portanto difícil de explicar.
Alguns Testemunhos Históricos da Continuidade da Manifestação do Dom de Línguas:
• Agostinho: “Ainda fazemos como fizeram os apóstolos, quando impuseram as mãos sobre os samaritanos, invocando sobre eles o Espírito Santo mediante a imposição das mãos. Espera-se por parte dos convertidos que falem em novas línguas”.
• Irineu (115-202 d.C): “temos em nossas igrejas muitos irmãos que possuem dons espirituais e que, por meio do Espírito, falam toda sorte de línguas”.
• A Enciclopédia britânica: Declara que a glossolalia (o falar em línguas) “ocorreu em reavivamentos cristãos durante todas as eras: por exemplo... entre os convertidos de Wesley e Whitefield, entre os protestantes perseguidos de Cevennes, e entre os irvingitas”.

(4) Sobre Este Notável Acontecimento Notamos:
1) Foi predito pelo próprio Espírito de Deus (v.4)
2) Era sobrenatural e evidentemente de origem divina.
3) Foi ouvido (2) e visto (3)
4) Foi controlado em tudo pelo Espírito de Deus (v.4)
5) Foi um sinal de que o poder de Deus estava com a igreja nascente.
6) Foi uma revelação aos demais das “grandezas de Deus” (v.11)

(5) Qual é a relação do Espírito Santo e o Fogo?
• O fogo alastra-se, comunica-se.
• O fogo purifica. Contra a impureza espiritual, a principal força é o Espírito Santo.
• O fogo ilumina. É o saber; o conhecimento das coisas de Deus.
• O fogo aquece. A igreja é o corpo de Cristo. Todo corpo vivo é quente.
• O fogo, para queimar bem, depende muito da madeira; se é boa ou ruim.
• O fogo tanto estira o ferro duro, como a roupa macia.
• Foi o fogo do céu, que fez do Templo de Salomão, a Casa de Deus (2 Cr 7.1; 1Co 3.16).

(6) “Todos... cheios...” (4): A igreja unida, esperançosa e que presta culto passou pelo batismo do Espírito Santo a promessa de Cristo (1.5). A promessa significou:
1) A presença e atuação do Espírito Santo dentro do crente (Jo 14.17), não apenas exteriormente (Jz 6.34;15.14; Ez 36.26)
2) Presença contínua em vez de esporádica.
3) Habitou em toda a Igreja (1 Co 3.16; 12.12,13), antes, somente em indivíduos excepcionais.
4) Sua presença enche a Igreja de vida, provendo poder para propagar o evangelho.
1- Confrontar o mundo sem temor (14)
2- Ganhar almas (41)
3- Operar milagres (43)
(7) “Línguas”: Estas línguas “estrangeiras” antecipam a penetração do evangelho em toda tribo, nação, povo e língua; contraste o julgamento em Babel (Gn 11.7-9)

(8) “Homens piedosos” (5): Provavelmente eram gentios interessados no judaísmo sem serem verdadeiros prosélitos batizados e circuncidados.

(9) Judeus da Dispersão (2.9-11): Estas regiões formam um circuito em torno do mar Mediterrâneo. Houve Quatro Classes de Judeus da Dispersão:
1) Orientais ou Babilônicos.
2) Sírios.
3) Egípcios.
4) Romanos, que, como Paulo, eram cidadãos do Império, embora não da cidade de Roma.

(10) “Embriagados” (2.13). O grego original acrescenta “com vinho doce” isto é, ainda em processo de fermentar. A vindima era no mês de agosto.

4. O Primeiro Sermão Pentecostal. A pregação de Pedro era:
(1) Aplicada a pessoas. Falava a pessoas específicas, condenando seus pecados. Sua pregação era pessoal.
(2) Penetrante. Deve ferir o alvo como ponto agudo. A pregação de Pedro tinha arpão para fisgar as consciências. Wesley considerava perda de tempo pregar as consolações do Evangelho antes de fazer os ouvintes sentirem os terrores da lei e do juízo.
(3) Poderosa. Pedro falou com poder devido a unção que o Espírito Santa dava às suas palavras. O Espírito opera com a Palavra como o martelo trabalha com os pregos – faz com que penetre profundamente no lugar desejado. “As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem fixados as sentenças coligidas dadas pelo único Pastor” (Ec 12.11).
(4) Prática: Quando os judeus, sob convicção de pecado, perguntaram: “Que faremos?” Pedro já estava pronto com a sua resposta. Depois de levar as pessoas à convicção quanto ao pecado, o obreiro cristão deve saber levá-las para a graça, como hábil guia deve mostrar o caminho ensolarado do perdão e paz dados por Deus.

II. A MISSÃO PRIORITÁRIA DA IGREJA

Henry C. Thiessen elabora a missão da igreja, declarando que o propósito da igreja é: “glorificar a Deus, edificar-se, purificar-se, educar seu círculo, evangelizar o mundo, agir como uma força que impõe limites e ilumina o mundo, promover tudo o que é bom”.
Se a igreja evangeliza e faz missões é verdadeira. Mas se vive pela liturgia, não passa de uma casa de espetáculos. “A Igreja nada tem a fazer, a não ser salvar almas. Portanto, deve gastar e ser gasta nesta obra” – João Wesley.

1. Evangelização.
“A evangelização é a apresentação inteligível, atrativa, significativa, propositada e persuasiva do Evangelho”.
(1) Termos Originais Usados no Novo Testamento referente a Evangelização.
• “Diagello”: “anunciar”
• “Kataggello”: “contar totalmente”
• “Euaggelizo” “espalhar boas novas”
• “ladeo”: “conversar” ou “falar”.
• “Kerusso”: “anunciar” ou “proclamar”

(2) Os Milagres (At 4.29,30)
• “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi nos confirmada pelos que a ouvira... dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade” (Hb 2.3,4 ARA)
• “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espirito e de poder... para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus” (1 Co 2.4,5 ARA)
• “Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas sobretudo, em Poder, no Espírito Santo e em plena convicção...” (1 Ts 1.5)
(3) As Orações Evangelísticas (At 4.31)
• “Por este menino orava eu” – Ana (1 Sm 1.27)
• “Ó Deus, dá-me a Escócia ou eu morro” – John Knox
• “Agora deixem consumir-me por Deus” – Henrique Martyn
• “Se não queres dar-me almas, retira a minha!” – Whitefield
• “Pai, dá-me estas almas ou eu morro!”

(4) O Campo Evangelístico da Igreja.
1) Todos devem Evangelizar.
2) Devemos evangelizar a Todos.
3) Evangelizando em Todos os Lugares.
4) Evangelizar em Todo Tempo.
5) Evangelizar Utilizando Todos os Métodos Adequados.

2. Missões em Atos. O livro de Atos mostra que todo cristão é um missionário (At 8.1; 11.19-21). O mesmo livro de Atos fala de uma vocação mais específica à obra missionária.

3. Promoção Social.
(1) A solidariedade era algo generalizado na igreja de Jerusalém .
(2) “O Trabalho Social” é também uma forma de evangelizar, aliás, é essa a linguagem que o mundo entende (1 Go 3.17).

4. O Ensino da Palavra. A academia não pode substituir a Igreja no ensino da Palavra de Deus, nem na produção teológica. Toda vez que isso ocorre, uma nova heresia nasce, uma verdade é distorcida e uma congregação local é destruída. A verdadeira teologia é produzida no âmbito da igreja, pois os dons ministeriais são concedidos ao seu ministério, e não academia (Ef 4.11-13). A Igreja de Cristo, pois, acha-se devidamente aparelhada pelo Espírito de Deus, para ensinar a verdadeira doutrina e produzir a melhor teologia.

III. ANTIOQUIA, IGREJA MISSIONÁRIA
1. A Cidade de Antioquia da Síria (At 11.19-30).
• Devemos distinguir entre esta Antioquia, capital da Síria, e a terceira cidade do império romano, e a Antioquia da Psídia (At 13.14; 14.19, 21; 2 Tm 3.11), que é também chamada Cesaréia.
• No rio Orontes ao norte da Síria; era a terceira cidade do Império com cerca de 500.000 habitantes.
• Era um dos centros cosmopolitas do mundo da época e um centro comercial, tendo em Selêucia o seu porto marítimo.
• Este velho baluarte do judaísmo se tornou centro do avanço da igreja gentia.
• Substituindo Jerusalém como a principal cidade cristã, tornou-se o centro da atividade missionária inicial da igreja (At 6.5; 13.1; 14.26; 15.35; 18.22).

2. Fatos sobre Antioquia.
(1) Segundo estudiosos Lucas era de Antioquia.
(2) Alguns crêem que o Evangelho de Mateus teria sido escrito originalmente em Antioquia.
(3) Foi lá pela primeira vez que os discípulos foram chamados de “cristãos”
(4) Foi a Base das Três Viagens Missionárias de Paulo.

3. A Fundação da Igreja em Antioquia.
(1) Nascida em Meio às Perseguições (At 11.19). A dispersão dos crentes perseguidos resultou na missão bem sucedida entre os gentios. O evangelho se difundiu, em consequência de uma perseguição.
1) Preparação. (19) – dispersão dos crentes.
2) Progresso (20). Disseminação da Mensagem a todos. As igrejas se formaram os crentes no Senhor Jesus sentiram a necessidade da convivência. Eles se animavam mutuamente.
3) Poder (21) – Demonstração em muitos convertidos. A igreja de Jerusalém deu a devida assistência a novel igreja, enviando obreiros a Antioquia. Assim o trabalho foi estabelecido pelo ministério de diversos servos de Deus.

(2) O Evangelho em Antioquia:
1) É de notar que os fundadores das Igrejas de Roma e Antioquia eram leigos.
2) Barnabé –
1- As Qualidades de Um Homem Útil na Obra (At 11.24)

• Era bom – não egoísta (foi buscar Paulo v.25)
• Cheio do Espírito Santo – alegrou-se, exortou e evangelizou eficazmente (23s).
• Cheio de fé – de exemplo de firmeza (23).

2- A Importância de Barnabé na vida da igreja:
• Convenceu os apóstolos da genuinidade da conversão de Paulo (At 9.27)
• Representou os apóstolos em Antioquia e reconheceu que o movimento ali existente procedia de Deus (At 11.22-24)
• Ele e Paulo foram enviados pelo Espírito Santo na primeira viagem missionária (13.2)
• Defendeu o trabalho entre os gentios no concílio de Jerusalém (At 15.12, 22-25).
• Acreditou e lutou pelo ministério de João Marcos.

4. Princípios Para a extensão Missionária Bem-Sucedida (Atos 13.1-5)
(1) Deve Haver Gente de Qualidade Disponível.
1) Gente que se encontra em comunhão ativa com a igreja (13.1)
1- “Servindo” (2): No gr. clássico (leitourgeô) significa serviço público sem remuneração. Tem no Novo Testamento, um sentido mais lato do que liturgia, indicando serviço feito no nome e para o Senhor.
2- As Qualidades Básicas do Missionário:
• Separado.
• Enviado.
• Saturado do Espírito Santo.
• Uma mente – através da qual Cristo pensa.
• Um coração – através do qual Cristo ama.
• Uma voz – através da qual Cristo fala.
• Uma mão – através da qual Cristo ajuda.
• Uma vida voltada para Deus, controlada pelo Espírito Santo,
• Uma confiança tranqüila em Deus para o suprimento de todas as necessidades.
• Um espírito simpático e força de vontade para assumir uma posição humilde.
• Tato ao lidar com os homens e facilidade da adaptação às circunstâncias...
• Zelo no serviço e firmeza nos momentos desencorajadores.
• Amor pela comunicação com Deus e pelo estudo de sua Palavra.
• Alguma prática na realização de cultos domésticos.
• Um corpo saudável e uma mente vigorosa.

2) Gente espiritualmente equipada (13.1)
Um grupo de mestres de profetas dedicavam –se a um período especial de oração e jejum. É provável que o restante da igreja estivessem orando também.
1- “Profetas” (13.1): Além daqueles vindos de Jerusalém (At 11.27), ocupavam nas listas dos líderes na Igreja, o segundo lugar após os apóstolos (1 Co 12.28-29; Ef 4.11). Com quem formavam o fundamento (Ef 2.20,21)
2- “Mestres”. Dotados do dom de instruir na doutrina e nos princípios de vida cristão baseados no Antigo Testamento (At 11.26; 15.35; 18.11)
3- É denotar que os homens chamados por Deus para a obra missionária eram os mais capazes da igreja.

(2) Deve Haver um Chamado do Espírito Santo.
1) O Espírito Santo Chama.
1- “Disse o Espírito Santo” (2):Talvez por meio de um profeta.
2- O Espírito Santo inspira as Missões.
2) As Circunstâncias da Chamada:
1) Servindo ao Senhor, orando e jejuando, aqueles homens tinham o espírito preparado para ouvirem a voz divina.
2) Deveriam separar “dois” do seu número, ainda que assim ficassem privados de um ministério proveitoso.
3) O Propósito da Chamada: A Obra de Deus, não em um determinado lugar, mas em qualquer parte.
4) Características do Chamado do Espírito Santo:
5) A Convicção do Chamado de Deus.
1- Uma profunda convicção da necessidade universal do Evangelho.
2- Uma profunda convicção de que Deus quer que todas as pessoas ouçam o Evangelho, e que Ele não faz acepção de pessoas.
3- A realização de nossos recursos para ir ao encontro dessa necessidade – o Evangelho de Cristo.
4- Estar atento para não enviar pessoas inadequadas; incapazes e indignas.
5- Ter a habilidade de suprir essa necessidade (preparação) ou disposição para garantir a habilidade (a disposição de estar bem preparado).
6- Uma entrega completa e de todo o coração à tarefa de satisfazer essa necessidade.
7- Isso é frequentemente seguido por satisfação interior, convicção crescente, paz e repouso.
6) Elementos que Fazem Parte da Nossa Vocação Evangelística
1- O conhecimento e o sentimento da necessidade de salvação dos perdidos.
2- O testemunho do Espírito Santo no íntimo (At 10.19; 16.6)
3- Qualificações especiais, espirituais, intelectuais e físicas.
4- A confirmação pelos irmãos. Quando alguém realmente tem vocação para servir no campo missionário, geralmente será reconhecido pelos líderes espirituais.
5- A providencial cooperação das circunstâncias. Aquele que é realmente vocacionado, pode ter certeza de que o próprio Senhor, no tempo certo, abrirá o caminho e suprirá as necessidades.
7) As Incompatibilidades da Chamada. Esses elementos são incompatíveis com a chamada de Deus.
1- O Egoísmo.
2- A Vontade Própria.
3- A Falta de Energia Espiritual.
4- A Falta de Cooperação.

(3) A Igreja deve se Identificar com os Missionários.
“Todo servo de Deus deve contar com o apoio moral e espiritual da igreja local”
1) Deve Orar com Eles (13.3). Os acontecimentos subsequentes indicam a busca de luz sobre o programa missionário da igreja. Oravam em gratidão pelo que Deus realizara entre os gentios daquela cidade. E também, em favor das multidões não evangelizadas da Ásia Menor e Europa.
2) Deve Comissioná-los (13.3). A igreja solene e oficialmente reconheceu a vocação missionária dos irmãos.
3) Deve Aceitar a Responsabilidade de Enviá-los (13.3)
“Impondo... mãos” (13.3): Indicando o compromisso da Igreja na comissão dos missionários. A tarefa suprema da Igreja é compartilhar Cristo com os que não o conhecem sempre que a paixão da Igreja pelos perdidos se esfria, logo perde terreno em todas as fronteiras espirituais.

(4) Os que são Enviados Devem Trabalhar Diligentemente (4,5)
1) Devem Obedecer à Liderança do Espírito (4)
2) Devem Pregar a Palavra de Deus (5) “Porque por vós soou a palavra do Senhor” (1 Ts 1.8).
3) Algumas razões pelas quais uma igreja do tipo do Novo Testamento deve testificar de Cristo:
1- Assim Deus é glorificado.
2- O nosso serviço mostra que somos discípulos.
3- O serviço cristão é o melhor modo de se reter a gloriosa realidade da experiência cristã.
4- Somos cooperadores de Deus.
4) O Evangelho precisa passar por lábios humanos a fim de atingir ouvidos espiritualmente tampados. Que qualidade deve proceder da trombeta. A nota deve ser:
1- Clara. Não pode existir confusão ou falta de certeza na mensagem dada. A clareza da voz não deve ser estragada pelos tremores do medo.
2- Penetrante. Assim como a nota do clarim é ouvida pelo campo de batalha afora, acima do barulho da luta, o mundo pagão também precisa escutar o testemunho da Igreja. E o poder espiritual nas vidas dos cristãos dará impacto e repercussão à sua pregação.
3- Harmoniosa. A pregação e o testemunho devem ser livres de discórdias, repreensões e revelações discordantes. O testemunho cristão penetra melhor quando é harmonioso, gracioso, gentil e belo.
4- Estimulante. O evangelho não é uma suave harpa para fazer os pecadores dormirem. É uma trombeta para despertá-los da letargia do pecado.
5) Devem Trabalhar Unidos (5)
(5) Aprendemos deste trecho.
1) Que há diversidade de dons na igreja.
2) Que a revelação da vontade divina veio em horas de jejum.
3) Que o Espírito Santo pode revelar a sua vontade.
4) Que a igreja pode identificar-se com o serviço individual.

CONCLUSÃO

Certo cristão disse a um amigo a um amigo que muito se interessava por missões: “Este assunto de missões já está me dando nos nervos”. Respondeu o amigo: “Dizem que há dois tipos de nervos – os sensórios (que transmitem sensações) e os motores (que transmitem movimento).que tipo de nervo o assunto está tendo mais influência?” em nossos dias, as missões e o evangelismo em geral precisam despertar os nervos motores do povo de Deus

1. Estou qualificado?
2. Estou dando ouvidos à voz do Espírito Santo?
3. Identifico-me verdadeiramente com os que já foram?
4. Estou disposto a gastar e a ser gasto como o Espírito de Deus dirigir?

Deus espera ouvir nossa resposta.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Shedd
Teologia Bíblica de Missões
Comentário Bíblico. Atos – Myer Pearlman
O Desafio da Evangelização – Claudionor de Andrade
Bíblia Anotada
Bíblia Explicada
Wilson de Jesus Alves

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