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PENTECOSTAL

Pentecostal:

Palavra usada a partir de 1907, na Grã-Bretanha, pelas igrejas históricas tradicionais (anglicanas, episcopais, metodistas, evangélicas), para se referir aos crentes que criam e recebiam o batismo no Espírito Santo, por causa da analogia entre esse movimento e o dia de Pentecostes (At 2.1-13), isto é, por causa da efusão do Espírito a das manifestações de poder, que eram observadas por toda a parte nas ilhas britânicas. Por sua vez “Pentecostal” é o crente que crê (adepto) na possibilidade de receber a mesma experiência do Espírito Santo que os apóstolos receberam, no dia de Pentecostes.

 

A Glossolalia: Crença segundo a qual o falar em línguas (glossolalia) ocorrido com os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes, em Jerusalém (At 2.1-13), pode ser experimentado por crentes hodiernos, por meio do batismo no Espírito Santo, os quais podem buscar e praticar os dons espirituais (1 Co 12.1-11).

 

Fé Pentecostal: É também chamado de “Fé Pentecostal”. Ou seja, os pentecostais, diferentemente dos protestantes históricos, acreditam que Deus, por intermédio do Espírito Santo, em nome de Cristo, continua a agir hoje da mesma forma que no cristianismo primitivo, curando enfermos, expulsando demônios, distribuindo bênçãos e dons espirituais, realizando milagres, dialogando com seus servos, concedendo infinitas e concretas amostras de seu supremo poder e inigualável bondade.

 

Batismo No Espírito Santo: Os Pentecostais enfatizam uma experiência pós-conversão conhecida como “batismo no Espírito Santo”. A singularidade do ensino dos pentecostais, contudo é que os dons do Espírito (ou charismata) devem normalmente acompanhar esta experiência de batismo e continuar a ser manifestada na vida do crente e na igreja. Os dons mais frequentemente enfatizados pelos antigos pentecostais eram o falar em línguas e os dons de curar.

 

Evidência Inicial: O ensino da “evidência inicial” é o ponto central da teologia da maioria das igrejas pentecostais clássicas em todo o mundo. Este ensino enfatiza que o falar em línguas (glossolalia) desconhecidas do falante é o primeiro sinal necessário para saber que alguém recebeu a experiência pentecostal. Este ensino é baseado no fato de que as línguas apareceram quando o Espírito foi derramado na Igreja Primitiva, em Atos 2, 10 e 19, e estão implícitas em Atos 8 e 9.

 

Cessação Da Charismata: O efeito desta doutrina foi a negação do ensino da “cessação da charismata”, que havia sido o padrão do entendimento das igrejas do Ocidente desde os tempos de Agostinho. A visão cessacionista enfatiza que a charismata foi removida da igreja com o fim da era apostólica. Os pentecostais, o entanto, forçaram a igreja a rever esta posição à luz das muitas reivindicações da atualidade das manifestações dos dons. Juntamente com a manifestação das línguas como evidência do batismo no Espírito Santo, os pentecostais enfatizam a cura divina como “redenção” para os crentes atuais.

 

A Contemporaneidade Dos Dons Espirituais: Eles também ensina que todos os outros dons do Espírito têm sido igualmente restaurados à igreja.

 

Os Dons Espirituais Sob Uma Perspectiva Escatológica: Desde o início, a restauração da charismata foi vista como um sinal da iminente Segunda Vinda de Cristo. Este derramamento do Espírito como “chuva serôdia”, teria sido uma prova clara de que o fim desta era estava próximo.

 

Pelo seu caráter não-homogêneo, o termo vem sendo acompanhado de várias outras nomenclaturas, sendo enquadrado dentro do que os cientistas da religião denominam de “religiões do Espírito”.